Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Conduta para internação de paciente com insuficiência cardíaca

Uma das primeiras condutas que tomamos para um paciente que interna com insuficiência cardíaca é restringirmos sal e líquidos. No entanto a evidência para embasar tal conduta é escassa. Apenas dois ensaios clínicos já haviam examinado esta questão e resultaram neutros. Aliti et al.1 avançaram neste tema ao realizar um ensaio clínico randomizado para comparar uma restrição mais agressiva de sal e líquidos (restrição hídrica de 800 ml e 800 mg de sódio/dia) com uma dieta sem restrições, em pacientes internados por insuficiência cardíaca agudamente descompensada.

Foram incluídos 75 pacientes adultos com insuficiência cardíaca por disfunção sistólica e admissão hospitalar há menos de 36 horas. A fração de ejeção média foi de 26±8,7%, 22% com etiologia isquêmica. Os grupos não foram diferentes nas características basais. Os desfechos observados foram redução do peso, estabilidade clínica e percepção de sede em três dias para pacientes internados por IC agudamente descompensada. Após a alta, os pacientes foram seguidos por mais 30 dias.

Ao final de 3 dias, não houve diferença na perda de peso (variação da diferença entre grupos de 0,25 Kg, P=0,82), ou no Escore Clínico de Congestão (variação da diferença entre os grupos foi de 0,59 pontos, P=0,47). No entanto, a sede foi significativamente maior no grupo com restrição (GI) (5,1 ± 2,9) do que no grupo controle (GC) (3,44 ± 2,0) no final do período do estudo (diferença entre grupos foi de 1,66 pontos, P interação grupo*tempo = 0,01). Não houve diferença entre os grupos em relação a readmissão em 30 dias (GI, 11 pacientes [29%]; GC, 7 pacientes [19%]; P= 0,41).

Os autores concluem que a restrição hidrossalina agressiva não teve impacto na redução do peso e na estabilidade clínica em três dias. Além disso, foi responsável por significativo aumento da sensação de sede. Em 30 dias, houve mais re-internações no com restrição hidrossalina na internação.

Este trabalho foi apresentado como Late Breaking Clinical Trial no Congresso Europeu de Insuficiência Cardíaca, em Lisboa, em maio de 2013. O assunto será tema de palestra a convite do Congresso da European Society of Cardiology (ESC) em setembro de 2014 em Barcelona, Espanha.
 

1. Aliti GB, Rabelo ER, Clausell N, Rohde LE, Biolo A, Beck-da-Silva L. Aggressive fluid and sodium restriction in acute decompensated heart failure: a randomized clinical trial. JAMA Internal Medicine. Jun 24 2013;173(12):1058-1064.

 

Galeria de Fotos

Voltar