Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Prevenção e cuidados com colesterol devem começar na infância

Mais de 1,5 milhão de gaúchos nunca realizaram o exame de acompanhamento do nível de colesterol. De acordo com a Sociedade de Cardiologia do RS, este dado representa praticamente 15% da população, o que acende uma luz amarela na questão de prevenção. A Organização Mundial da Saúde estima que o colesterol é responsável por um terço dos casos de doença coronariana. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são causadoras de 30% de todas as mortes registradas no país em um ano.


Nesta segunda, dia 8 de agosto, é o Dia Nacional de Controle do Colesterol. A recomendação do presidente da Socergs, Gustavo Glotz de Lima, é que desde a infância já seja iniciado o acompanhamento com cardiologista, principalmente para quem tem histórico na família. Os que já possuem o diagnóstico de colesterol alto, assim como pessoas com diabetes ou gestantes, o indicado é, pelo menos, uma revisão anual. "Cultivar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e 30 minutos de exercícios diários, contribui para a prevenção e também para o combate da doença. O uso de medicamentos deve ser sempre indicado por médicos especialistas, pois os níveis ideais variam para cada indivíduo", orienta o cardiologista. 
O excesso de colesterol no sangue pode formar placas de gorduras na parede das artérias dificultando o fluxo sanguíneo ou até mesmo obstruindo essa passagem, podendo ocasionar o infarto e derrame. Colesterol alto é uma doença silenciosa, por isso a importância da identificação precoce de níveis alterados é muito importante para o controle do problema.

Galeria de Fotos

Voltar